Acerca de mim

A minha foto
Algures por aí, Cabanas de Torres, Portugal

domingo, julho 31, 2005

Falemos de Presidenciais!

Aproximam-se a passos largos as próximas eleições presidenciais. São no próximo mês de Janeiro de 2006. A escassos 6 meses do acto eleitoral perfilam-se apenas 2 candidatos passíveis de serem eleitos, ambos apoiados por máquinas partidárias que há 30 anos bipolarizam a Política Portuguesa.

Nada seria de estranhar não fora a falta de renovação e de ideias no seio de ambos os partidos.

Quando o PSD anunciou a possível a candidatura do Professor Cavaco Silva, o Partido Socialista tentou de imediato contra atacar com os seus políticos mais capazes a fazerem frente ao Tecnocrata que nos 10 anos de governação como primeiro ministro deixara uma imagem de eficiência e rigor. E fê-lo com 2 pesos de facto com muito valor; António Vitorino e António Gueterres!

Na minha modesta opinião Vitorino seria sem alguma dúvida o candidato do consenso à esquerda do PSD. É um dos políticos mais brilhantes da nossa actualidade Política. Porém há muito que optou por se desligar de cargos com protagonismo ainda magoado com o episódio que o fez sair do mediatismo político.

António Guterres embora simpático, optou, e bem, por seguir uma carreira mais condizente com o seu perfil, o de Alto Comissário da ONU para os refugiados.

Não restavam muitas soluções ao PS. Entre o apoio a um militante da sua facção mais à esquerda e na minha óptica, sério é certo, mas ultrapassado, optou pela solução de recurso que foi ir à prateleira convidar uma dos seus mais emblemáticos militantes e fundador, Mário Soares!

É para mim um erro, tanto do partido como do próprio Mário Soares. Pelo prestígio alcançado, como diria Herman, não tinha nexexidade de se expor ao vexame de uma derrota eleitoral mais que certa. Mário Soares tem 80 anos terá 81 quando e se for eleito e acabará o seu mandato com 86 anos!

O PS, perde, assim, uma oportunidade de corajosamente lançar uma candidatura de renovação, alguém com capacidade e potencial para um dia poder vir a ser de facto um bom candidato. Bastaria escolher de entre o seu grande número de militantes e encontrá-lo-iam certamente.

Resumindo, ambos os partidos não têm sangue novo capaz de por si só ganharem umas eleições e tiveram que recorrer à suas jóias há muito retirados. Salva-se o PSD porque Cavaco é mais novo. Foi um bom 1º ministro, não acredito no entanto que dê grande Presidente da República.

sábado, julho 30, 2005

ÁGUA, FONTE ESGOTÁVEL!




“Quase 98 por cento da água dos cinco continentes é salgada e imprópria para consumo. Dos 2,5 por cento da água restante, dois terços são gelo. E os recursos de água utilizáveis rondam cerca de 0,1 por cento da água do planeta”

sexta-feira, julho 29, 2005

Racismo e fundamentalismo

(Reponho aqui um texto meu, que inseri no Forum do Glorioso Ad Aeternum (http://forums.delphiforums.com/joma1) cuja discussão se situava no racismo e nas guerras Santas em nome de Religiões.)

Nem todos os Muçulmanos são maus nem todos os Cristão são bons!
O Islamismo é uma religião derivada do Cristianismo. Da mesma forma que há séculos se usou o nome de Cristo para se invadir, torturar, queimar e matar gente inocente, hoje algumas pessoas usam Alá para fazer exactamente o mesmo.
Ainda esta semana vi um lider Muçulmano a dizer que qualquer acto de terrorismo e um crime seja ele, Muçulmano ou Cristão!
Sobre Portugal há de facto um proteccionismo por parte da nossa imprensa e não do governo, em relação aos malfeitores de raça negra.
Conheço negros, aliás a maior parte o são, sérios, trabalhadores, honrados e cumpridores das suas obrigações sociais.
Uma franja de 2ª geração, tornou-se criminosa e argumentando racismo por parte dos brancos assaltam, matam, sempre com o argumento que a culpa é de quem não lhes dá emprego etc etc etc. O problema é o consumo de droga e banditismo. Formaram-se gangs e trabalham sempre em grupo, a exemplo de alguns gangs brancos que haviam há cerca de 20 anos, um deles comandado por um célebre Cavaco, que mataram polícias e população civil só para roubar.
De facto a nossa C.Social dá um certo proteccionismo a este tipo de marginais e desculpa sempre qualquer coisita que eles façam, dando um grande alarido quando é ao contrário, e isso sim para mim, é que é racismo.
Mantenho que não há só brancos bons e pretos maus. Nas duas raças há de tudo; bons e maus. Com os Muçulmanos é a mesmíssima coisa!

Tenham então um excelente dia!

Piscinas Naturais - Porto Moniz (Madeira)



Foto tirado por mim (infelizmente com inserção de data) num dos meus preferidos locais de refúgio. As verdadeiras piscinas naturais de Porto Moniz, na Ilha da Madeira!

quinta-feira, julho 28, 2005

Maldita droga!

"A Polícia Judiciária (PJ), em colaboração com as autoridades espanholas, apreendeu 585 quilos de cocaína de elevado grau de pureza e deteve três Portugueses nas regiões do Cadaval e de Azeitão, numa operação que visava o desmantelamento de uma rede internacional de tráfico de droga."

Esta foi uma das milhares de notícias que sobre o tema lemos quase que diáriamente nos nossos jornais, e que serve bastas vezes também, para abertura de Telejornais.

Este caso concreto, e por ser no vizinho Concelho do Cadaval suscitou alguma curiosidade da população de Alenquer e mais própriamente da aldeias do sopé da Serra de Montejunto, pela sua proximidade.

Em conversa de café, fiquei a saber que um dos ontem detidos, era pessoa que ostentava o luxo com que vivia e causava estranheza a quem o conhecia. Desde viatura de topo de gama cujo valor rondava os 200.000 euros, a amantes, férias em destinos paradísiacos tudo aquele homem tinha e viveu.

Depois conhecemos todos o outro lado do problema! Jovens e até menos jovens auto-destruirem-se, e destruirem também os seus entes próximos.

O que lanço aqui a debate é o porquê do status quo deste problema que atinge milhares de jovens no nosso país, que por arrasto atinge e destrói famílias inteiras. Como combater este flagelo?

  • Liberalização total da venda de produtos estupefacientes de modo a que torne o produto pouco interessante aos traficantes?
  • Aumento das penas dos narco-traficantes?
  • Maior envolvimento dos nossos governantes em deter de facto aqueles que são os reis da droga e não apenas a raia míuda?

Estas questões sérias, são aquelas que ouvimos diáriamente ao comum cidadão onde mais de 90% se pronuncia a favor inclusivé da pena de morte.

Deixo aqui a reflexão hoje sobre um assunto que é, sem dúvida alguma, uma das pestes do nóvel século XXI.

Tenham um bom dia.

quarta-feira, julho 27, 2005

Divagando irei;

Caros Bloguistas;
Ao começar este novo dia de 27 de Julho abre-se um novo espaço no meu quotidiano que estou certo servirá para que, cada dia, se tal for possível, insira aqui um texto meu ou de alguém que me dê essa honra, que seja uma reflexão da nossa realidade.
Não terá de ser forçosamente actual, poderá servir como registo de um passado que nos marcou e que nos impele de novo a torná-lo actual.
Hoje a manhã está diferente. De noite choveu, e embora esteja sol, tudo parece que mais algumas pingas venham ajudar a minimizar os estragos que tão longa seca nos brindou.
Lembrei-me dos valentes soldados da paz que poderão hoje ter um pouco de sossego na luta que travam contra a estupidez incompreensível de incendiários que há anos tentam a todo o transe fazer deste cantinho o prolongamento do deserto do Sahara.
Lembrei-me ainda daqueles nossos governantes que diariamente nos pedem que poupemos no consumo de água, e que, contra senso, a esbanjam. Ou por condutas danificadas e que não são reparadas, ou em regas com desperdício evidente. Muitas vezes é ver as tais regas automáticas a lavar o asfalto e os carros que passam.
Tenham então um bom dia e a chuva que caia!